quarta-feira, 20 de junho de 2012

Oito anos depois Náutico volta a ter um atleta do futebol de base na seleção brasileira


19 de Junho de 2012 • 18h59
Por Simone Vilar / Foto: Simone Vilar
Jefferson Vasconcelos Braz da Silva, 16 anos encheu os olhos dos observadores na Copa Carpina em agosto do ano passado. O técnico da base Márcio Galuppo ficou impressionado com os dribles em velocidade do menino, que já ficou conhecido por Jefferson Nem. “Ele tem maturação de um atleta de 18 anos, em relação à parte cognitiva”, destacou Márcio.

Jefferson Nem disputou a competição pelo Salgueiro. Depois foi treinar no Grêmio de Peixinhos, em Olinda. Em fevereiro, se transferiu para o clube – empresa GAROTO REVELAÇÃO, no Cabo de Santo Agostinho, onde o técnico Márcio Galuppo conhece o responsável pelo projeto de captação de talentos. O contato proporcionou ao atleta a chance de mostrar seu futebol num grande clube. Curiosamente, Jefferson até então tricolor, foi rejeitado pelo Santa Cruz. Agora, defendo as cores alvirrubras torce pelo sucesso dele e do Timbu. “Agora eu passei a torcer pelo Náutico que me deu oportunidade de ser jogador de futebol de time grande”, reconhece o garoto, que tem contrato com o Náutico até 2015. 

A última vez que um atleta da base foi convocado para seleção brasileira foi em 2004. Na época, João Vitor despontou como revelação. Hoje defende a equipe do Málaga da Espanha. Agora é a vez de Jefferson Nem, garoto humilde, de uma família de três irmãos, filho de pedreiro e a mãe dona de casa. Meia – atacante de ofício, o garoto disputou oito amistosos pelo Náutico e em todos deixou sua marca. “Ele tem facilidade de jogar pelo seu raciocínio rápido e drible em velocidade. A habilidade do garoto é um dom”, destacou o técnico Márcio Galuppo. Em maio, Jefferson encheu os olhos do observador técnico da CBF, Bruno Costa que pré-selecionou o atleta depois de assistir um treino no CT Wilson Campos. No começo deste mês, o Náutico foi jogar contra o ABC de Natal, em mais um amistoso da equipe alvirrubra. Por coincidência, Bruno Costa, estava lá, analisando outros jovens da região. O Náutico venceu o amistoso por 4 x 2, com dois gols de Jefferson Nem. O observador da CBF não tinha mais dúvida e acabou convocando o atleta do Timbu para a seleção brasileira sub-17. Os meninos vão participar da Copa 2 de julho em Salvador com mais duas seleções e times nacionais. A competição começa no dia 30 de junho e serve de preparação para o sul-americano de 2013. 

A satisfação de ter um atleta em formação no futebol de base da seleção brasileira vale mais do que um título para o técnico Márcio Galuppo. “A importância dessa convocação é nossa maior conquista. Isso prova que estamos no caminho certo. O Náutico investe na base e já colhe frutos. Pode ter certeza que daqui para o final do ano ainda vamos ter mais surpresa no futebol de base do timbu”, promete. Jefferson Nem mantém os pés no chão. O sonho começa a ser realizado com inspiração no ídolo Neymar. Mas é na família que ele pensa quando fala de uma carreira de sucesso. “Comecei a jogar bola aos cinco anos de idade e minha família sempre me incentivou. Estou muito feliz com a convocação mas não me iludo. Só estou no começo,” afirma o menino de Jaboatão dos Guararapes. Para o técnico Márcio Galuppo o jogador se encontra bem acima da média para a idade dele, mas o futuro depende da boa formação do homem e do atleta. “Mais importante do que o trabalho técnico, tático e físico do treinador de base é ser um educador. Aqui formamos jogadores, mas principalmente cidadãos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário