segunda-feira, 11 de abril de 2011

Galícia abusa de perder gols e acaba derrotado pelo Central Córdoba


 
Murilo Gitel/Enviado especial a Punta del Este
Nem mesmo o fato de ter feito a sua melhor partida na Punta Cup, dominando o jogo contra o Central Córdoba (ARG), além de criar inúmeras chances de gols, foi suficiente para que o time sub-18 do Galícia evitasse a derrota de 1 a 0 na tarde deste sábado, 9 de abril, no estádio Clube Atlético Fernandino, na cidade de Maldonado, no Uruguai. Com o resultado, o granadeiro azulino segue com chance de passar a próxima fase, mas não depende mais apenas de si.
O volante Carpina voltou ao time depois de ter cumprido suspensão contra o Nacional (URU). Quem estreou no time titular comandado por Guilherme Toscano foi o meia Willie, que juntou-se a Lucas, Renato e Natan no meio de campo, juntamente com o próprio Carpina.
Com a bola rolando, o Central Córdoba tomou as primeiras ações do jogo, marcando no campo do Galícia e tentando sempre as bolas alçadas na área. Logo aos 2 minutos os argentinos marcaram de cabeça, mas o atacante cometeu falta no goleiro Alisson e a arbitragem assinalou a irregularidade. Aos 4 minutos, Carpina prendeu demais a bola e acabou desarmado na linha de fundo. Após o cruzamento, o jogador argentino pegou a sobra da entrada da área e chutou forte, levando perigo ao gol defendido por Alisson – esta foi praticamente toda a produção ofensiva do adversário no primeiro tempo.
A partir dos 6 minutos de jogo, só deu Galícia, que passou a botar a bola no chão e trocar passes envolventes no campo do Central Córdoba. Aos 7 minutos, Willie trama boa jogada ofensiva e a bola sobra para o volante Lucas – ele avança e chuta forte da entrada da área, levando perigo ao gol argentino. Aos 11, o zagueiro Moisés quase abre o placar, depois de desviar com o pé a cobrança de falta de Éverton, pelo setor direito de ataque.
Dois minutos depois, Natan faz grande jogada individual, pedala para cima dos zagueiros e serve a Renato, já dentro da área, mas o volante chuta fraco e perde uma excelente chance de gol. Aos 17, Isaías ajeita a bola para Lucas, que chega mais uma vez chutando da intermediária – era um verdadeiro bombardeio granadeiro.
Crime e castigo
No entanto, em um contra-ataque, o Central Córdoba fez o gol do jogo justamente em um momento de superioridade galiciana, mostrando-se, portanto, mais eficaz. Aos 21 minutos, o jogador argentino empurrou o lateral-esquerdo Éverton, que acabou desequilibrado e, na sequência, deu passe preciso para o centroavante que entrava em velocidade, entre os zagueiros brasileiros. Ele dominou a bola e chutou no canto, sem chance de defesa para Alisson. 1 a 0 Central Córdoba.
Aos 30 minutos, mais uma preciosa chance desperdiçada pelo Galícia. Natan desce pela direita e descobre Willie, que cruza na medida para Isaías, mas o centroavante perde o tempo da bola e deixa de empatar o jogo.
Na segunda etapa, o Galícia veio decidido a empatar e virar a partida. Guilherme Toscano promoveu as entradas do atacante Magalhães e do zagueiro Léo, saíram Renato e Artur, respectivamente. A meninada do azulino ocupou o campo do Central Córdoba desde o início, mas não conseguia construir uma situação concreta de gol. Nos primeiros minutos, o jeito era tentar a bola aérea para o centroavante Isaías. Aos 13 e aos 19 minutos, mais duas opções ofensivas: o atacante Gleidson entrou no lugar do volante Carpina e o meia Caíque substituiu o lateral Éverton.
Aos 27 minutos, Gleidson recebeu passe de Isaías e soltou a bomba da entrada da área. A bola explodiu no travessão e quicou na pequena área, mas o Galícia não conseguiu aproveitar a sobra. Aos 29, o zagueiro Léo deixou o campo para a entrada do meia Marquinhos. Só dava azulino no jogo, mas faltava o gol. Aos 30, Willie arriscou de fora da área, levando perigo ao gol do Central.
Um minuto depois, Isaías perderia certamente um dos gols mais feitos da Punta Cup 2011. Natan descobriu Willie, que descia pela direita. O meia cruzou rasteiro na medida para o centroavante, dentro da pequena área, mas ele chutou em cima do goleiro, que operou um verdadeiro milagre em Maldonado. O gol perdido era mais um forte indicativo de que a tarde deste sábado não era para ser galiciana.
No último minuto de jogo (35), Caíque ainda conseguiu fazer boa jogada individual pelo setor esquerdo de ataque, invadiu a área com liberdade, mas chutou fraco, na rede pelo lado de fora. O Galícia perdia a partida para um adversário tecnicamente inferior – um verdadeiro castigo para quem lutou, jogou bem e criou muito, mas foi ineficaz em colocar a bola para dentro do gol.
Neste domingo (10), o Galícia enfrenta, as 13h, o Fragata, do Rio Grande do Sul – time do ex-jogador Emerson (Grêmio, Roma, Seleção Brasileira). Confira a projeção necessária para o azulino se classificar a fase final da Punta Cup:
Nacional x Fragata (9/4) – Vitória do Nacional.
Galícia x Fragata (10/4) – Vitória do Galícia.
Central Córdoba x Atenas (10/4) – Empate ou vitória do Atenas.
Fragata x Central Córdoba (11/4) – Empate.
O Galícia jogou contra o Central Córdoba com a seguinte formação: Alisson, Neto, Artur (Léo/Marquinhos), Moisés e Éverton (Caíque); Carpina (Gleidson), Lucas, Renato (Magalhães) e Natan; Willie e Isaías.

Nenhum comentário:

Postar um comentário